Lembrando que o útero é um órgão localizado na zona abdominal da mulher, e é onde o bebé cresce quando a mulher está grávida.
O cancro do colo do útero afecta a entrada do útero que chama-se “Colo”. Este cancro só afecta as mulheres e é causado por um vírus do tipo Papiloma.
Como se transmite?
O cancro do colo do útero tem a sua origem na infeccão pelo vírus do Papiloma Humano (HPV), sendo a sua principal forma de transmissão através do contacto sexual.
O homem pode ser portador do vírus e transmitir para a mulher durante o acto sexual. Por ela ser portadora deste vírus representa um factor risco para o desenvolvimento do cancro do útero.
Como posso prevenir-me?
Caso tenhas 12 anos ou prestes a completar, saiba que o Governo de Mocambique oferece de forma gratuita a vacina contra o vírus do Papiloma Humano. Esta vacina é oferecida nas escolas, universidades, unidades sanitárias ou brigadas moveis.
Caso sejas mais velha e já tenhas iniciado com a tua actividade sexual é importante que uses o preservativo durante a relação sexual para evitar uma possível transmissão.
Lembra que: a partir dos 25 anos de idade, deves fazer exame ginecológico de rastreio deste cancro todos anos na unidade sanitária mais próxima.
A vacina é segura?
Sim! Esta vacina é segura e eficaz, e é a melhor forma de prevenção contra a doença.
Esta vacina foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Protege a rapariga para toda vida.
Posso apresentar algum efeito secundário provocado pela vacina?
Por se tratar de uma vacina injectável, podes apenas sentir um pequeno desconforto, dor no braço, inchaço ou vermelhidão no local da injecção, mas essa reacção é super normal.
Quais são os sintomas?
Podes apresentar os seguintes sintomas:
- Dor e sangramento durante as relações sexuais;
- Dor contínua na região da bexiga ou na pelve;
- Dificuldade para conceber ou dar parto;
- Pode afectar o teu período menstrual;
- Podes ter um sangramento intenso durante a menstruação;
- Corrimento vaginal incomum;
- Sangramento vaginal anormal;
- Anemia
- Aumento da vontade de urinar;
Se estiver no estágio já avançado o cancro pode causar danos aos órgãos e espalhar-se para outros órgãos. Por isso se apresentares qualquer destes sintomas visita a unidade sanitária mais próxima para obter apoio médico.
Lembra-te sempre de fazer o rastreio, quanto mais cedo souberes o teu estado melhor para tua saúde.