Vibrações é uma plataforma juvenil e integrada que pretende apoiar os adolescentes e jovens moçambicanos a acederem à informação e aos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva e Direitos(SSRD).
Esta plataforma apresenta-se através de um website onde os adolescentes e jovens podem encontrar informação credível, relevante, actualizada, sem preconceitos sobre SSRD e serviços de saúde onde podem ser atendidos, aconselhados e realizar testes.
ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS
O Vibrações é implementado de forma conjunta pela Associação Coalizão da Juventude Moçambicana (COALIZÃO) e pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), assessoradas por três organizações: a University of Maastrich, a Aidsfonds e a University of the Witwatersrand. Esta iniciativa é financiada pela Nuffic e pela Aidsfonds e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Educação e Desenvolvimento Humano, da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, Grassroot Soccer, H2N, Rádio Pax, Comu Sanas e da Plat Nac dos Direitos dos Trab de Sexo.
NOSSOS OBJECTIVOS:
Com a nossa intervenção esperamos poder contribuir diretamente:
- Para elevação do nível de conhecimento sobre SSRD em adolescentes e jovens moçambicanos dos 12 aos 24 anos,
- Para aproximação de adolescentes e jovens moçambicanos aos serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva amigáveis e de boa qualidade tais como: SMS Biz, SAAJ e Núcleos de Saúde Sexual e Reprodutiva da UCM.
Indirectamente:
Para redução do número de novos casos de ITS e HIV:
- Ajudando adolescentes e jovens a desfrutarem da sua vida sexual e reprodutiva de forma saudável, segura e responsável;
- Para a redução de casos de gravidezes precoces;
- Ajudando adolescentes e jovens a desfrutarem da sua vida sexual e reprodutiva de forma saudável, segura e responsável.
COMO PRETENDEMOS APOIAR?
- Tornando acessível para adolescentes e jovens informação relevante e credível sobre SSRD;
- Referindo os adolescentes e jovens a outros serviços, linhas de apoio e unidades sanitárias;
- Melhorando a qualidade dos Serviços de Aconselhamento, e de SSR oferecidos aos adolescentes e jovens nas unidades sanitárias;
- Treinando conselheiros e outros profissionais de saúde ligados as unidades sanitárias direccionadas ao atendimento de adolescentes e jovens;
- Encorajando adolescentes e jovens a optarem por estilos de vida saudáveis relacionados a sua vida sexual e reprodutiva. Abordando assuntos sensíveis de forma aberta e numa abordagem positive e não preconceituosa.