Gonorreia

Male- female

É uma infecção sexualmente transmissível (ITS) causada por uma bactéria denominada Neisseria gonorrhoea que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto e da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea).

A gonorreia é quase sempre transmitida através da relação sexual vaginal, oral ou anal desprotegida, com uma pessoa contaminada ou da mãe para o bebé durante a gravidez. 

Como se manifesta a gonorreia?

A Gonorreia manifesta-se 2 a 14 dias após a relação sexual não protegida com uma infectada e geralmente causa sintomas nos locais da infecção inicial. 

Os homens sentem um leve desconforto na uretra e esse desconforto é seguida, poucas horas depois, de leve a intensa dor ao urinar, uma secreção amarelo-esverdeada de pus proveniente do pênis e uma frequente urgência em urinar. O orifício na ponta do pênis pode ficar vermelho e inchar.

Maior parte das mulheres não apresentam sintomas, mas quando apresenta geralmente são alteração de corrimento vaginal que se torna abundante e amarelo-esverdeada mal cheiroso, dores durante a relação sexual.

Se não tratada a Gonorreia pode causar infertilidade, meningite, doenças cardiovasculares e neurológicas.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Qual é a minha orientação sexual?

 Orientação sexual significa por quem te sentes atraíd@. Homens, mulheres ou não.  Emocionalmente, fisicamente ou sexualmente, tu não escolhes a tua orientação sexual, nasces com

Sexualidade

Sexualidade

O que e sexualidade? Diferente do que podes pensar, sexualidade não tem só a ver com  sexo, sexualidade é muito mais do isso. A sexualidade tem

Dúvidas Sobre ITS

Como se tratam as ITS?

Tratamento das ITS As infecções de Transmissão Sexual não se curam sem tratamento, por isso, deves sempre que desconfiares de uma ITS deves marcar uma