É uma infecção sexualmente transmissível (ITS) causada por uma bactéria denominada Neisseria gonorrhoea que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto e da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea).
A gonorreia é quase sempre transmitida através da relação sexual vaginal, oral ou anal desprotegida, com uma pessoa contaminada ou da mãe para o bebé durante a gravidez.
Como se manifesta a gonorreia?
A Gonorreia manifesta-se 2 a 14 dias após a relação sexual não protegida com uma infectada e geralmente causa sintomas nos locais da infecção inicial.
Os homens sentem um leve desconforto na uretra e esse desconforto é seguida, poucas horas depois, de leve a intensa dor ao urinar, uma secreção amarelo-esverdeada de pus proveniente do pênis e uma frequente urgência em urinar. O orifício na ponta do pênis pode ficar vermelho e inchar.
Maior parte das mulheres não apresentam sintomas, mas quando apresenta geralmente são alteração de corrimento vaginal que se torna abundante e amarelo-esverdeada mal cheiroso, dores durante a relação sexual.
Se não tratada a Gonorreia pode causar infertilidade, meningite, doenças cardiovasculares e neurológicas.