Exploração / abuso sexual

Como saber se fui violentado/a ou explorado/a sexualmente?

Se alguem ja fez carícias no teu corpo contra tua vontade ou te obrigou a fazer sexo, isso é uma violação sexual e é crime.

Sou vítima de violência sexual. Isso é minha culpa?

Se és vítima de violência sexual, nunca é culpada/o. 

A pessoa que te violou pode querer te fazer pensar que és culpada, mas saiba que isso não é verdade.

Ninguém tem o direito de fazer qualquer coisa sexual que não queiras.

Mas o que  é exploração sexual?

Exploração sexual é o uso da criança, adolescente e/ou adulto como prostitutas ou instrumento sexual para ganhar benefícios, dinheiro, presente ou por troca de favor. 

O que é abuso sexual de menores?

O abuso sexual é o contacto físico com crianças para fins sexuais com ou sem uso de força, até mesmo com o seu consentimento.

O que é estupro?

O estupro é uso de violência física ou psicológica, no qual o agressor ou agressora ameaça a vítima para satisfazer o seu prazer.

Será que a violência sexual acontece com todos?

Sim, a violência sexual pode acontecer com qualquer um, homens e mulheres, rapazes e raparigas, jovens ou adolescentes por isso é bom denunciar qualquer acto de violência sexual.

Posso denunciar os casos de violência?

Sim, todos podem denunciar qualquer caso de violência sexual, mesmo que nao tenha acontecido contigo e existem várias formas de o fazer.

Pode ser através da  linha fala criança pelo 116 e pelo TXEKA através do 872373364 ou então de forma física indo ao posto de polícia/esquadra mais próximo.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Tipos de Violência

Tipos de Violência

Se alguém usar de força física ou poder sobre si mesmo, sobre uma outra pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano, isso é violência.

Práticas Sexuais

Sexo anal

O que significa sexo anal? Quando um pénis penetra no ânus com o objectivo de alcançar o prazer, isso chama-se sexo anal. O sexo anal

Diagnóstico e Tratamento da depressão

Como saber se tenho Depressão?  O diagnóstico deve ser sempre realizado por um/a profissional de saúde, preferencialmente da área da saúde mental psicólogo/a ou psiquiatra.