Diagnóstico e Tratamento da depressão

Diagnóstico da Depressão

Para se realizar um diagnóstico de depressão é necessário recolher dados da história de vida da pessoa, recolher os sintomas relatados por ela própria e observados por terceiros (profissional, familiares e amigos).

Podem ser realizados testes psicológicos para ajudar neste o processo e, ainda, despistar outras patologias.

O diagnóstico deve ser sempre realizado por um/a profissional de saúde, preferencialmente da área da saúde mental psicólogo/a ou psiquiatra.

À semelhança do que acontece com outras doenças mentais, é importante efetuar-se um diagnóstico diferencial, tendo em consideração que para além de existirem vários tipos de depressão, as perturbações depressivas podem ser confundidas, ou até ocorrer juntamente (comorbilidade), com outras patologias do foro físico ou mental.

Tratamento da Depressão

O principal tratamento para a depressão consiste na intervenção psicoterapêutica.

A depressão, nos seus vários tipos, pode provocar consequências sérias no funcionamento psicológico, físico, social e profissional da pessoa. Contudo, o tratamento existe e quanto mais cedo ele for iniciado melhor será o prognóstico.

 É importante que a pessoa compreenda o que se está a passar consigo, os fatores que podem ter desencadeado a doença ou que tenham feito com que ela se manifestasse de forma mais evidente.

 Através da psicoterapia, ou acompanhamento psicológico, a pessoa sentir-se-á mais compreendida e trabalhará estratégias adequadas ao seu caso, motivando a resolução de problemas e o fortalecimento de suporte social.

Em certos casos, em que os sintomas se assumem como moderadamente ou extremamente incapacitantes, deve ser equacionada a terapia farmacológica, nomeadamente o uso de antidepressivos (mediante prescrição médica).

Para que a pessoa consiga efetivamente assumir novamente o controlo da sua vida e melhorar o seu bem estar físico e psicológico é necessário que a medicação seja acompanhada de psicoterapia, existindo, desta forma, o recurso a terapia combinada (psicoterapia + psicofarmacologia).

Partilhar este artigo

Mais artigos:

PrEP

O que é PrEP?

A PrEP é um comprimido de prevenção do HIV que é para quem é HIV negativo e sente que pode estar em risco de contrair

Tipos de ITS

Herpes Genitais

A Herpes é uma infecção de transmissão sexual causada por um vírus denominado Herpes Simplex Vírus (HSV). Pode ser transmitida através da pele ou sexo

Tipos de ITS

Gonorreia

É uma infecção sexualmente transmissível (ITS) causada por uma bactéria denominada Neisseria gonorrhoea que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto