
Como saber se tenho Depressão?
O diagnóstico deve ser sempre realizado por um/a profissional de saúde, preferencialmente da área da saúde mental psicólogo/a ou psiquiatra.
É necessário recolher dados da história de vida da pessoa, recolher os sintomas relatados por ela própria e observados por terceiros (profissional, familiares e amigos).
Tratamento da Depressão
O principal tratamento para a depressão consiste na intervenção psicoterapêutica.
Através da psicoterapia, ou acompanhamento psicológico, a pessoa sentir-se-á mais compreendida e trabalhará estratégias adequadas ao seu caso, motivando a resolução de problemas e o fortalecimento de suporte social.
A depressão, nos seus vários tipos, pode provocar consequências sérias no funcionamento psicológico, físico, social e profissional da pessoa. Contudo, o tratamento existe e quanto mais cedo ele for iniciado melhor será o resultado.
É importante que a pessoa compreenda o que se está a passar consigo, os factores que podem ter desencadeado a doença ou que tenham feito com que ela se manifestasse de forma mais evidente.
Em certos casos, em que os sintomas se assumem como moderadamente ou extremamente incapacitantes, pode surgir a necessidade da terapia farmacológica, nomeadamente o uso de antidepressivos (mediante prescrição médica).
Para que a pessoa consiga efetivamente assumir novamente o controlo da sua vida e melhorar o seu bem-estar físico e psicológico é necessário que a medicação seja acompanhada de psicoterapia, existindo, desta forma, o recurso a terapia combinada (psicoterapia + psicofarmacologia).