Tricomoníase

A Tricomoníase é uma ITS, também conhecida como vaginose, uma vez que é comum nas raparigas, causada por um parasita denominado Trichomonas vaginalis, geralmente por via da relação sexual desprotegida. A vaginose também pode ser transmitida pelo uso de toalhas molhadas ou roupa de banho contaminada, uma vez que o parasita consegue sobreviver no ambiente por até 24horas.  

As principais manifestações da vaginose são dor durante a relação sexual, ardor ao urinar, borbulhas com mau cheiro, comichão no pénis na vagina e corrimento amarelo-esverdeado e mal cheiroso.

A vaginose é uma ITS que também pode afectar mulheres virgens, por isso previna-te.

Como posso prevenir uma ITS?

A maior parte das ITS são transmitidas por via sexual, assim sendo a melhor forma de evitá-las é praticando o adiamento ou a abstinência sexual.

Se já iniciou a vida sexual, então opte por usar o preservativo em todas as tuas relações sexuais, evite partilhar e usar roupas interiores apertadas ou húmidas, porque algumas ITS são causadas por fungos e baterias que se desenvolvem rapidamente em locais húmidos. É também importante fazer devidamente a higienização dos órgãos genitais e as duchas vaginais devem ser feita de água corrente sem introdução de detergentes de limpeza corporal no canal vaginal.

Maior parte das infecções de transmissão sexual tem cura, mas se não tratadas podem evoluir, afectar outros órgãos e provocar infertilidade ou morte. Por isso, quanto mais rápido for ao provedor de saúde melhor. 

Não esqueça que é sempre importante visitar um urologista ou ginecologista – para o rapaz ou rapariga, respectivamente – para conversar e fazer exames periódicos, pelo menos duas vezes ao ano e que o tratamento só é eficaz se feito em simultâneo pelo casal até ao fim da dosagem.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Credit: Laura James via Pexels
Prevenção da transmissão

Abstinência sexual

Abstinência sexual é 100% eficaz na prevenção do HIV? Abstinência sexual significa não se envolver em nenhuma actividade sexual – sexo oral, vaginal ou anal

Mantendo um Namoro Saudável

Traição no namoro

Como lidar com uma traição no namoro? Descobrir que foste traída/o capaz de transformar qualquer relacionamento e a tua vida e do teu parceiro dificilmente