Sistema reprodutor masculino

sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos que estão dentro e fora do corpo. Cada um desses órgãos desempenha um papel na reprodução (fazer filhos).

Os principais órgãos que compõem este sistema são os seguintes:
Pênis

O pênis é usado para urinar (fazer xixi) e ter relações sexuais (fazer sexo). É feito de tecido esponjoso e vasos sanguíneos.

Uma ereção resulta de mudanças no fluxo sanguíneo no pênis. Quando um homem fica sexualmente excitado, os nervos fazem com que os vasos sanguíneos do pênis se abram. Mais sangue flui para dentro e menos flui para fora do pênis, endurecendo o tecido.

O prepúcio cobre a cabeça do pênis. A cabeça é a parte mais sensível do pênis. O prepúcio pode ser removido e esse processo é chamado de circuncisão. A circuncisão reduz o risco de infecção por HIV porque remove o tecido do prepúcio que é vulnerável ao vírus e porque a área sob o prepúcio é facilmente arranhada ou rasgada durante o sexo.

Escroto (também conhecido como bolas)
São estruturas semelhantes a bolsas que ficam atrás do pênis. Eles seguram e protegem os testículos.

Testes
Os testículos são duas glândulas ovais que produzem e armazenam milhões de minúsculos espermatozoides. Eles também produzem testosterona, um hormônio que desempenha um papel importante na puberdade masculina. A testosterona é o hormônio que faz com que os meninos desenvolvam vozes mais profundas, músculos maiores e pelos faciais e corporais. Também diz aos testículos para produzirem mais esperma.

Próstata
Esta é uma glândula do tamanho de uma noz que se encontra entre a bexiga e o pênis. A próstata produz fluido que nutre e protege os espermatozoides.

Uretra
A uretra é um tubo que transporta a urina (xixi) da bexiga para fora do corpo. Nos homens, a uretra também transporta o sêmen (líquido que contém esperma) para o pênis para a ejaculação quando o orgasmo é atingido.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

contraceptive pill
Controlo de natalidade

O que é pílula?

A pílula é um pequeno comprimido que deves tomar todos os dias à mesma hora, para prevenires a gravidez.  Como funciona? A pílula é um

ITS

Infecção de transmissão sexual

Infecção de transmissão sexual, ou ITS, é a multiplicação de bactérias, vírus ou fungos nos órgãos genitais do homem ou mulher que prejudicam o seu