Sistema reprodutor masculino

sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos que estão dentro e fora do corpo. Cada um desses órgãos desempenha um papel na reprodução (fazer filhos). 

O sistema reprodutor masculino é composto por:

  • Pénis

O pênis é um orgão genital masculino que é usado para urinar (fazer xixi) e ter relações sexuais (fazer sexo). É feito de pele do tipo esponja e vasos sanguíneos.

  • Prepúcio

O prepúcio é a pele que cobre a cabeça do pénis (goro). A cabeça é a parte mais sensível do pênis. O prepúcio pode ser removido e esse processo é chamado de circuncisão.

  • Escroto (também conhecido como bolas)

 São bolsas que ficam atrás  do pénis. Eles seguram e protegem os testículos.

  • Testículos (Também como tomates ou bolas)

Os testículos são duas glândulas ovais (parecem berlindes) que produzem e armazenam milhões de minúsculos espermatozóides.

Eles também produzem testosterona que é o hormônio que faz com que os meninos desenvolvam vozes mais profundas, músculos maiores, pelos faciais e corporais. Também influenciam na produção de mais esperma pelos testículos.

  • Próstata

Esta é uma glândula do tamanho de uma amêndoa que se encontra entre a bexiga e o pénis. A próstata produz fluido que nutre e protege os espermatozóides.

  • Uretra

A uretra é um tubo que transporta a urina (xixi), da bexiga para fora do corpo. Nos homens, a uretra também transporta o sémen (líquido que contém esperma) para o pénis, para que haja a ejaculação, quando o orgasmo é atingido.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Tipos de ITS

Herpes Genitais

A Herpes é uma infecção de transmissão sexual causada por um vírus denominado Herpes Simplex Vírus (HSV). Pode ser transmitida através da pele ou sexo

Gravidez

Gravidez indesejada

Se você engravidar contra sua vontade, isso é chamado de gravidez indesejada. Esta gravidez pode ser consequência de uma relação sexual desprotegida consentida ou mesmo

condoms
Prevenção da transmissão

Preservativos podem prevenir o HIV

Quando usados correctamente toda vez que você faz sexo, os preservativos são muitos eficazes na prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ITS’s). Aqui