Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino é composto por órgãos internos e externos ao corpo. Cada um desses órgãos desempenha um papel na reprodução (ter filhos).

O que é reprodução?

A reprodução em humanos é quando um óvulo de uma mulher e o espermatozóide de um homem se combinam e formam um bebê (feto).

Órgãos do sistema reprodutor feminino são:

1. Orgãos externos

Vulva

A vulva é a parte carnuda que se encontra no exterior do corpo, ela é composta pelos lábios que são dobras de pele (existem os grandes e os pequenos lábios), o clitóris, a uretra e a vagina. 

A aparência da tua vulva pode ser diferente de outras raparigas, esta tudo bem, é normal que isso aconteça e as diferenças é que nos tornam especiais.

Clitóris

O clitóris pode ser do tamanho de um feijão ou do tamanho de um polegar. Este órgão não desempenha um papel na reprodução (ter filhos), mas faz parte do sistema reprodutor feminino. O clitóris existe apenas para o prazer. Se você quer ter um orgasmo, o clitóris é o meio mais fácil de chegar lá.

Uretra

A uretra é um tubo que transporta a urina (xixi) da bexiga para fora do corpo.

Vagina

A vagina é a abertura que se encontra entre as pernas de uma mulher. A vagina é a passagem por onde o sangue menstrual (período) sai e por onde o bebê é empurrado. A vagina também é onde o pênis pode ser inserido. 

Hímen

É uma fina camada de pele que às vezes pode cobrir a abertura da vagina. Nem todas as mulheres nascem com um hímen e alguns hímenes se rasgam antes mesmo de a pessoa fazer sexo pela primeira vez. Não ter um hímen não significa que você fez sexo.

2. Orgãos internos

Colo do útero

O colo do útero é um anel de músculo no topo da passagem vaginal, como uma espécie de “porta” para o útero. O colo do útero tem uma pequena abertura, que se estende quando o bebê nasce para que ele possa passar.

Útero

O útero é onde o bebê cresce durante a gravidez. O útero tem uma camada que se solta se você não estiver grávida e faz parte do que surge como menstruação.

Trompas de Falópio

São dois tubos que conectam os ovários ao útero. O óvulo (óvulo) viaja pela trompa de Falópio para o útero, onde pode ser fertilizado pelo espermatozóide.

Ovários

Esses órgãos produzem óvulos e são onde os hormônios femininos (mensageiros químicos) estrogênio e progesterona[linkto: Hormónios femininos] são produzidos. Se um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, você pode engravidar.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Photo by Cliff Booth from Pexels
Tipos de ITS

Tricomoníase

A Tricomoníase é uma ITS, também conhecida como vaginose, uma vez que é comum nas raparigas, causada por um parasita denominado Trichomonas vaginalis, geralmente por

sistema reprodutor masculino
Corpo Masculino

Sistema reprodutor masculino

é composto por órgãos que estão dentro e fora do corpo. Cada um desses órgãos desempenha um papel na reprodução (fazer filhos).