Sexo seguro, álcool e drogas

Photocredit: Nataliya Vaitkevich via Pexels

Drogas são substâncias que você pode fumar, engolir, cheirar, beber ou injectar. Elas têm uma coisa em comum: todas influenciam a sua consciência. Alteram os seus sentimentos, o seu humor, o seu pensamento. 

Os 5 principais riscos sexuais associados ao uso de álcool e drogas são:

  •  O álcool e as drogas podem aumentar a sua autoconfiança, mas você também pode se tornar imprudente. Quando voltar a ficar sóbrio, pode parecer que você fez escolhas erradas.
  • Muitas vezes, fica muito difícil colocar o preservativo sob a influência de álcool ou drogas. Também há uma maior probabilidade de o preservativo escorregar, porque o seu pénis não endurece tão facilmente ou não permanece duro. 
  • Ou você pode esquecer de fazer sexo seguro ou concordar mais facilmente com sexo desprotegido. Muitas pessoas arrependem-se de ter feito sexo inseguro depois.
  • Você está menos focado nos seus limites. Às vezes, é mais rápido em ignorar os próprios desejos e limites quando está sob a influência de álcool ou drogas. As pessoas podem convencê-lo a fazer sexo com mais facilidade ou forçá-lo a isso quando você está sob a influência de drogas.
  •  Você pode estar menos alerta aos desejos do seu parceiro quando toma algo. Então, é capaz de ultrapassar os limites da outra pessoa.
  • É viciante. Depois de um tempo, algumas pessoas não conseguem ter um bom sexo sem álcool e drogas. Sexo ‘sóbrio’ parece desagradável para essas pessoas, e, às vezes, dependem das drogas para ficarem excitadas.
  • Você esquece-se de usar os anticonceptivos. Sob a influência de álcool ou drogas, você pode esquecer de tomar a sua pílula. 
  • O uso excessivo também pode causar náuseas e, se vomitar, a pílula pode sair também ou pode não protegê-la completamente contra uma gravidez indesejada.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Corpo Masculino

Higiene do Pênis

Apesar de parecer fácil lavar e cuidar do pênis, vários rapazes enfrentam problemas de saúde íntima por causa da má higiene do seu pênis.  Provavelmente

PrEP
PrEP

PrEP e efeitos colaterais

A PrEP pode causar alguns efeitos colaterais menores, mas eles desaparecem depois de algum tempo. Se você estiver tomando o comprimido da PrEP e sentir

Corpo Masculino

Ejaculação (gozar)

A ejaculação é a saída do sêmen (os putos, na gíria) da abertura na ponta do pênis. A ejaculação geralmente acontece em conjunto com o

PEP

Tudo sobre PEP

Fazer sexo desprotegido traz muitos riscos, incluindo o risco de contrair HIV. Mas existe um medicamento chamado PEP que você pode tomar para prevenir a