Sera que estou pronta para fazer sexo?

Existe idade certa para fazer sexo?

Na verdade não. A relação sexual tem consequências emocionais e de saúde e por isso é importante que faças quando sentires que estás pronta para lidar com todas as emoções que isto possa trazer. 

Muitas vezes se recomenda o início da atividade sexual depois dos 18 anos, porque com essa idade já estás preparada psicologicamente e já tem maturidade para procurar informações que te permitam tomar decisões correctas.

Como saber se estou pronta?

Sabes que já estás pronta para o sexo quando quiseres manter relações sexuais por vontade propria e não por pressão, e quando não estiveres a fazer movida pela curiosidade e sim pelo desejo. 

 Lembra-te que o teu tempo deve ser respeitado e ninguém te deve pressionar a fazer algo que não estejas te sentindo preparada.

O que devo saber antes de começar a fazer sexo?

A coisa mais importante de saberes é que numa relação sexual existe a probabilidade de contraires uma ITS (infecção de transmissão sexual), o HIV ou até de engravidares sem desejar.

Por essa razão, deves usar o preservativo em todas as relações sexuais, e te informares sobre os métodos contraceptivos para que tenhas uma vida sexual saudável.

O que faco se não estiver pronta para o sexo e meu namorado ameaçar deixar-me?

Quando uma pessoa te ama, ela te protege e te respeita, então se o teu parceiro ameaça te deixar porque ainda não te sentes preparada, isto mostra que ele não te ama, ou não te respeita ou ainda é imaturo para esta relação. 

converse com ele e lhe explique que há várias formas de namorar, sem pensar em manter relações sexuais e caso ele não mude de atitude não insistas em ficar com ele porque isso só vai te prejudicar.

Com certeza o momento certo vai chegar para ti, sem que sejas pressionada e vais encontrar alguém que te ame, te respeite, te compreenda e esteja disposta a combinar contigo o momento certo. 

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Gravidez

A gravidez acontece quando o espermatozóide e o óvulo se juntam formando um ovo, que vai se desenvolver no útero até se tornar um bebé,

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos que estão dentro e fora do corpo. Cada um desses órgãos desempenha um papel importante. O sistema

Conhecendo a vagina

Vagina A vagina é parte do órgão reprodutor feminino, canal que se estende do colo do útero a vulva. É responsável por encaminhar a urina,

Métodos Comportamentais

Método de tabelinha

O que é tabelinha? Método da tabelinha ou também chamado de calendário,  é um método que consiste no cálculo do período fértil, a mulher pode evitar relações