Sexo e Género

Design sem nome (3)

Sexo

o sexo geralmente é aquele que o médico nos dá ao nascer, de acordo com factores biológicos ou fisiológicos (pénis, vagina, seios, etc).

A maioria das pessoas recebe o género masculino ou feminino, e é isso que geralmente aparece na certidão de nascimento, apesar de existir também o intersexo.

Genero

O género é ainda mais complicado do que o sexo.

Geralmente também é masculino ou feminino, mas em vez de se referir a partes do corpo, refere-se à maneira como se espera que devas agir de acordo com o sexo.

O genero é definido com base nos papeis ou nos padrões sociais atribuídos as pessoas. Tem a ver com a forma como se espera que a pessoa se comporte.

Por exemplo, ideias sobre a maneira que alguns esperam que homens e mulheres se comportem, se vistam e se comuniquem ajudam a construir a ideia do  género.

Diferença entre sexo e género

Aqui vão algumas diferenças para ajudar-te a compreender o sexo e o género.

  • O sexo é biológico, enquanto o genero é cultural;
  • Geralmente o sexo tem função reprodutiva, e o género te função de organização social;
  • O sexo geralmente não muda, mas o género pode mudar ao longo da vida;
  • O sexo depende dos cromossomas, e o género depende da cultura e da sociedade;
  • O sexo é transmitido geneticamente, enquanto o género se transmite socialmente.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Puberdade Nas Meninas

Mas o que é puberdade? A puberdade é um período que marca a passagem da infância para a fase adulta, sendo essa passagem caracterizada por mudanças

Tipos de ITS

Candidíase

A candidíase e uma infecção fúngica causada por várias espécies da levedura Candida, principalmente a Candida albicans. O tipo mais comum de candidíase e uma

Consentimento no namoro

Muitas vezes não nos sentimos preparados para saber dizer “Sim” e “Não”.  Falta-nos a capacidade de falarmos por nós mesmos, de dizermos e defendermos aquilo