De certeza que ao ler o tema ficaste baralhado/a e a primeira questão que te apareceu em mente é “O que será isso?…´´ Passo já a explicar-te.
Quando falamos de relacionamentos inter-geracionais referimo-nos aos relacionamentos onde há uma grande diferença de idade e fases de vida entre as pessoas que compõem o casal.
Homens mais velhos com mulheres mais novas ou mulheres mais velhas com homens mais novos.
Muitas das vezes este tipo de relacionamentos não envolve sentimento e a pessoa mais velha pode ser casada e tem mais poder na relação pela sua condição financeira.
Olhando para nossa realidade, podemos notar que em vários casos este tipo de relacionamento surge pelo factor pobreza financeira e mental por parte dos jovens, vão a procura de pessoas mais velhas e poderosas financeiramente.
Por parte dos mais velhos, estes procuram jovens inexperientes para lhes aliciar e satisfazerem os seus desejos carnais e fantasias.
Podemos ver a baixo alguns exemplos que levam os jovens a optar por este tipo de relacionamentos:
- Falta de dinheiro para pagar escola ou faculdade;
- Desejo de melhorar a sua condição financeira e da sua família;
- Desejo de vestir roupas, sapatos e cabelos caros;
- Querer subir na vida de forma fácil e sem fazer esforço;
- Achar que a mesada ou salário que irá receber no trabalho não é suficiente para as suas necessidades;
- Influencia das amigas/os.
- Querer comparar onde teus amigos vivem, o que comem, o que vestem, que marcas de telefone usam, em relação as tuas condições de vida.
Como acima referi, quem tem mais poder na relação é quem tem a melhor condição financeira e isso pode envolver a negociação do teu jeito de ser.
O modo de vestir, de se comportar no relacionamento até o uso do preservativo, o que coloca em risco a saúde da pessoa vulnerável.
Sem o uso do preservativo a maior chance de contagio pelo HIV e abertura para um possível ITS que quando não tratada pode evoluir.
Consequências do relacionamento inter-geracional
- Abandono ou desistência escolar;
- Alto risco de Infecção por uma its ou HIV;
- Traumas ou problemas psicológicos;
- Má fama,
- Descriminação pelos amigos/as e colegas e outros.
Muitas vezes a pessoa vulnerável na relação é quem leva a culpa por ser o portador do vírus.