
Terminar um relacionamento, é sempre um momento emocional e difícil. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a tornar a separação menos prejudicial possível para vocês dois.
Você já decidiu, então vá em frente.
A primeira pessoa para quem você deve realmente contar a decisão é o seu/sua parceiro/a. Que tal conversar com familiares e amigos íntimos? Eles podem dar conselhos interessantes.
Escolha um momento e um lugar adequados para tratar do rompimento.
Você precisa escolher um local neutro que não tenha significado para nenhum de vocês. Decida ter a conversa em um momento no qual você esteja relativamente tranquilo. Não é uma boa ideia comunicar a decisão de se separar logo após um estresse pelo qual você passou.
Faça todo o possível para terminar pessoalmente.
Se vocês tiverem um relacionamento a distância, é até aceitável terminar por telefone ou mensagem. O mesmo vale para uma relação abusiva e controladora. Se o/a ex-parceira ou parceiro tiver tendências violentas, terminar por telefone vai ser inclusive mais seguro para você.
Aja com firmeza.
O término não precisa ser intenso e cheio de gritarias. Simplesmente diga que não quer mais seguir com o relacionamento e pronto. Do contrário, a pessoa vai querer discutir a decisão.
Evite dar a ideia de que vocês estão “dando um tempo”, pois o parceiro poderá criar esperanças de uma volta no futuro.
Seja honesto, mas nunca cruel.
Não perca tempo tentando disfarçar a verdade.
Não saber o motivo da separação é péssimo, mas a pessoa também não precisa saber as dez coisas que você odeia nela.
Fale a verdade, mesmo que você esteja se sentindo sufocado, manipulado ou desrespeitado.