Quem pode receber PEP?

A PEP só é dada a pessoas que são HIV negativas, que sofreu uma exposição ao HIV. Se você foi estuprado(a) ou agredido(a) sexualmente, é uma pessoa que injecta drogas e compartilha agulhas, fez sexo sem preservativo ou se expôs devido a um preservativo estourado, a PEP é para você.

Nota:
A PEP deve ser usada apenas em situações de emergência – não substitui outros métodos comprovados de prevenção do HIV. 

É muito importante que você tome PEP dentro de 72 horas (3 dias) após a exposição ao HIV.

Lembrar-se que a PEP pode prevenir o HIV quando tomada corretamente, mas não é 100% eficaz. Enquanto estiver em tratamento PEP, certifique-se de continuar a usar preservativos com parceiros sexuais e use práticas seguras de injecção se for uma pessoa que usa drogas injectáveis. Dessa forma, você está novamente protegido da exposição ao HIV e pode reduzir as chances de transmitir o HIV a outras pessoas, se for infectado durante a PEP.

Como obter a PEP?

Se precisar de obter PEP, deve dirigir-se à uma unidade sanitária mais próxima. Se eles não tiverem PEP, eles dirão quais unidades de saúde têm. 

Antes de obter PEP:

Quando você chegar a uma unidade sanitária, você será testado para o HIV. Você deve obter aconselhamento antes do teste e depois de obter seus resultados.

Se você testar positivo para HIV, não precisa fazer PEP. Seu médico informará quais são os próximos passos para você receber tratamento.

Se você testar negativo para HIV, você receberá a medicação, que deve ser feita por 28 dias (4 semanas). Você será testado novamente para HIV após 6 semanas, 3 meses e depois de 6 meses. Seu médico lhe dirá quando você pode parar de tomar PEP.

Saiba que se você foi estuprada(o) ou agredida(o) sexualmente, há apoio para você.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Gravidez

Gravidez

A gravidez acontece quando o espermatozóide e o óvulo se juntam formando um ovo, que vai se desenvolver no útero até se tornar um bebé,

Aprenda mais sobre o HIV

O HIV é um vírus que enfraquece as células de defesa do seu corpo. Isso afetará a capacidade do seu corpo de combater infecções e