
Ótima pergunta!
Todos os três contêm medicamentos antirretrovirais em diferentes combinações para diferentes usos:
• A PrEP é uma forma de ajudar as pessoas seronegativas a prevenirem-se contra o HIV. A PrEP usa medicamentos antirretrovirais (ARVs), que são medicamentos para tratar pessoas vivendo com HIV, para prevenção do HIV. Você toma a PrEP antes de uma possível exposição ao HIV, isto é, antes de um comportamento de risco.
• PEP é um comprimido que você pode tomar dentro de 72 horas depois de uma possível exposição ao HIV (por exemplo, após estupro; compartilhamento de agulhas ou após sexo sem preservativo com alguém que você acha que pode ser HIV positivo). Você precisará tomar PEP por pelo menos 28 dias para prevenir a infecção pelo HIV.
• O tratamento antirretrovial (TARV) é o tratamento com antirretrovirais (ARVs) para pessoas HIV-positivas que reduz os níveis de HIV no corpo de uma pessoa, para mantê-la saudável. Alguns ARVs têm mais de um medicamento e alguns comprimidos têm uma combinação (de 2, 3 ou 4 medicamentos). O TARV ajuda o corpo a ficar forte e ajuda a combater infecções e outras doenças