Puberdade Nas Meninas

Mas o que é puberdade?

A puberdade é um período que marca a passagem da infância para a fase adulta, sendo essa passagem caracterizada por mudanças marcantes em seu corpo.

 Gostarias de saber quais as mudanças  que ainda te esperam? 

Então vamos a isso!

Principais mudanças  na puberdade

Durante a puberdade, o teu corpo ficará mais parecido com um corpo de uma pessoa adulta:

  • Ficarás mais alta e com mais curvas;
  • Os teus seios ficarão maiores, os teus quadris mais largos e nádegas mais redondas;
  • Perceberás que os teus pêlos ficarão mais longos e escuros nos braços e pernas, e pêlos mais grossos aparecerão na região genital e nos sovacos.
  • Os teus órgãos genitais se desenvolverão e começas a menstruar, que é um sinal de que agora podes engravidar.

Note que, somos diferentes, então as mudanças serão diferentes para cada uma, não precisas te comparar com os outros, os sentimentos de insegurança e medo são normais.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas abaixo: 

  1. Sentes-te insegura?

Tanta coisa está a mudar no teu corpo, às vezes te sentes insegura e perguntas : “Tenho boa aparência?” “As outras pessoas gostam de mim?”

Tens que te acostumar com o teu novo corpo. Não te preocupes, tudo faz parte.

  1. Todas somos diferentes

Cada menina é diferente. Por exemplo, uma menina menstrua antes da outra. Talvez sejas mais alta do que as tuas amigas ou tenhas seios menores. Não te preocupes com isso.

  1. Sentes-te apaixonada

Durante a puberdade, as jovens costumam fantasiar com alguém de quem gostam. Pode ser um menino, mas também pode ser uma menina. Tu podes te apaixonar. Aí ficas com um frio na barriga e ficas nervosa quando vês aquela pessoa.

  1. Pensando em sexo?

Começas a ficar curiosa sobre sexo durante a puberdade. Pensas muito em sexo e talvez fiques excitada.

Procura conhecer melhor o teu corpo. Muitas meninas gostam de ler sobre isso, ver fotos ou conversar sobre isso com as amigas.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

condoms
Prevenção da transmissão

Preservativos podem prevenir o HIV

Quando usados correctamente toda vez que você faz sexo, os preservativos são muitos eficazes na prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ITS’s). Aqui

Consentimento no namoro

Muitas vezes não nos sentimos preparados para saber dizer “Sim” e “Não”.  Falta-nos a capacidade de falarmos por nós mesmos, de dizermos e defendermos aquilo

Ansiedade

O que é Ansiedade

Ansiedade A ansiedade, é uma característica que pode ser natural em uma pessoa. Muitas vezes pode ser causada por experiencias negativas que vivenciamos na infância