Preservativo masculino

Um preservativo masculino é uma borracha fina de uso único que se desenrola e cobre completamente o pênis. Os preservativos são o único método de prevenção que a protegerá da gravidez e protegerá a qualquer um dos parceiros do HIV ou de outras ITS’s.

Você pode usar preservativos em combinação com todos os outros tipos de contraceptivos (métodos para prevenir a gravidez). Você também pode usar preservativos com métodos de prevenção do HIV, como a PrEP.

Como funcionam os preservativos masculinos?

Os preservativos impedem que os espermatozoides entrem na vagina e alcancem o óvulo, o que pode causar gravidez. Eles também impedem que outros fluidos provenientes do pênis entrem na vagina ou no ânus e fornecem proteção contra ITS’s e HIV. Você precisa usar um preservativo novo toda vez que fizer sexo.

Onde posso obter um preservativo masculino?

Você pode obter preservativos nos hospitais e centros de saúde, em algumas escolas e em algumas organizações comunitárias. Os preservativos podem ser comprados em locais como farmácias, supermercados e outros. Vá uma unidade mais próxima e obtenha o seu preservativo. 

Quanto custam os preservativos?

Eles são gratuitos em algumas unidades sanitárias públicas. Dependendo da marca, os preservativos masculinos custam entre 25 e 300 Meticais o pacote de três.

Prós

  • Os preservativos protegem contra ITS’s e HIV, bem como contra a gravidez.
  • Os preservativos protegem ambos os parceiros.
  • Ambos os parceiros podem comprar preservativos.

Contras

É raro, mas algumas pessoas são alérgicas ao látex. Estão disponíveis preservativos sem látex.

Dupla protecção 

Usar preservativos toda vez que você faz sexo oral, anal ou vaginal é a melhor maneira de reduzir suas chances de contrair ou espalhar ITS’s. Portanto, mesmo que você esteja usando outro tipo de anticoncepcional (como a pílula), é uma boa ideia usar também preservativos para evitar a propagação de ITS’s e HIV. Isso é chamado de dupla proteção.

É importante lembrar que os preservativos só funcionam quando você os usa corretamente e também todas as vezes que você faz sexo.

Pontos importantes a serem lembrados ao usar um preservativo

Siga sempre as instruções porque os preservativos podem se rasgar se não forem usados ​​corretamente. Se o preservativo se rasgar, há risco de contrair HIV, ITS’s ou gravidez.

Use apenas lubrificantes à base de água ou à base de silicone. Nunca use lubrificantes à base de óleo, como óleo de bebê, pois isso fará com que o preservativo se rasgue.

Não use preservativo feminino e masculino ao mesmo tempo. Usar os dois ao mesmo tempo pode fazer com que os preservativos se rasguem.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Práticas culturais e direitos

São todas as ações culturais que não respeitam os direitos humanos. As práticas culturais são todas perigosas? Nem todas as práticas culturais são perigosas, muitas

Depressão

O que é Depressão

O que é depressão A depressão é uma problema psicológico (da mente) comum, mas sério, que pode atrapalhar a tua vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer

Sexualidade

Sexualidade

O que e sexualidade? Diferente do que podes pensar, sexualidade não tem só a ver com  sexo, sexualidade é muito mais do isso. A sexualidade tem