Preservativo masculino

Preservativo masculino

Um preservativo masculino é uma borracha fina de uso único que se desenrola e cobre completamente o pênis. Os preservativos são o único método de prevenção que a protegerá da gravidez e protegerá a qualquer um dos parceiros do HIV ou de outras ITS’s.

Você pode usar preservativos em combinação com todos os outros tipos de contraceptivos (métodos para prevenir a gravidez). Você também pode usar preservativos com métodos de prevenção do HIV, como a PrEP.

Como funcionam os preservativos masculinos?

Os preservativos impedem que os espermatozoides entrem na vagina e alcancem o óvulo, o que pode causar gravidez. Eles também impedem que outros fluidos provenientes do pênis entrem na vagina ou no ânus e fornecem proteção contra ITS’s e HIV. Você precisa usar um preservativo novo toda vez que fizer sexo.

Onde posso obter um preservativo masculino?

Você pode obter preservativos nos hospitais e centros de saúde, em algumas escolas e em algumas organizações comunitárias. Os preservativos podem ser comprados em locais como farmácias, supermercados e outros. Vá uma unidade mais próxima e obtenha o seu preservativo. 

Quanto custam os preservativos?

Eles são gratuitos em algumas unidades sanitárias públicas. Dependendo da marca, os preservativos masculinos custam entre 25 e 300 Meticais o pacote de três.

Prós

  • Os preservativos protegem contra ITS’s e HIV, bem como contra a gravidez.
  • Os preservativos protegem ambos os parceiros.
  • Ambos os parceiros podem comprar preservativos.

Contras

É raro, mas algumas pessoas são alérgicas ao látex. Estão disponíveis preservativos sem látex.

Dupla protecção 

Usar preservativos toda vez que você faz sexo oral, anal ou vaginal é a melhor maneira de reduzir suas chances de contrair ou espalhar ITS’s. Portanto, mesmo que você esteja usando outro tipo de anticoncepcional (como a pílula), é uma boa ideia usar também preservativos para evitar a propagação de ITS’s e HIV. Isso é chamado de dupla proteção.

É importante lembrar que os preservativos só funcionam quando você os usa corretamente e também todas as vezes que você faz sexo.

Pontos importantes a serem lembrados ao usar um preservativo

Siga sempre as instruções porque os preservativos podem se rasgar se não forem usados ​​corretamente. Se o preservativo se rasgar, há risco de contrair HIV, ITS’s ou gravidez.

Use apenas lubrificantes à base de água ou à base de silicone. Nunca use lubrificantes à base de óleo, como óleo de bebê, pois isso fará com que o preservativo se rasgue.

Não use preservativo feminino e masculino ao mesmo tempo. Usar os dois ao mesmo tempo pode fazer com que os preservativos se rasguem.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Identidade sexual

Sentindo-se transgénero

Você se sente como uma menina, mas nasceu como um menino ou se sente um menino, mas nasceu como uma menina. Então, você é transgênero.

Corpo Masculino

Circuncisão Masculina

A circuncisão é a retirada da pele que cobre a cabeça do pênis.  A partir dos 18 anos, podes escolher ser circuncidado em uma clínica

Tipos de ITS

Herpes Genitais

A Herpes é uma infecção de transmissão sexual causada por um vírus denominado Herpes Simplex Vírus (HSV). Pode ser transmitida através da pele ou sexo

Gravidez

Gravidez precoce

Quando você engravida antes dos 18 anos enquanto o teu corpo não está preparado para gerar um bebé, e não se encontra psicologicamente e financeiramente