Preservativo feminino/interno

Um preservativo feminino é uma bolsa fina, macia e de uso único que se encaixa dentro da vagina ou ânus. Tem um anel em cada extremidade, o que ajuda a inseri-lo na vagina ou no ânus. Os preservativos femininos podem ser usados para sexo vaginal ou anal, é o único método de barreira que oferece protecção  de protecção de ITS, incluído o HIV e protegerá contra a gravidez indesejada. 

Quando usado corretamente, o preservativo feminino tem grandes chances de prevenir a gravidez.

Como eles funcionam?

Os preservativos femininos/internos cobrem o interior da vagina, criando uma barreira que impede o esperma de chegar ao óvulo e previne a gravidez. O preservativo feminino/interno também pode ser usado no ânus, que fornece uma barreira dentro do ânus durante o sexo.

Há pessoas que duvidam que esses preservativos funcionam, mas na verdade eles fornecem a mesma protecção contra gravidez e ITS’s, incluindo HIV, que o preservativo masculino quando usado correctamente todas as vezes que você faz sexo.

Onde conseguir preservativos femininos?

Os preservativos femininos estão disponíveis nos hospitais e Centros de Saúde. Podem também ser adquiridos em algumas lojas, por exemplo nas farmácias supermercados. Vá a sua unidade sanitária mais próxima e obtenha os seus preservativos. 

Prós

  • Muitas mulheres gostam desta opção porque podem controlar o uso do preservativo. Você pode colocar o preservativo feminino/interno até 8 horas antes da relação sexual. Isso significa que você estará pronto e não precisará esperar que o seu parceiro pegue e coloque um preservativo.
  • Os preservativos protegem contra ITS’s e HIV, bem como contra a gravidez.
  • Os preservativos femininos protegem ambos os parceiros.
  • Algumas pessoas dizem que este tipo de preservativo torna o sexo mais prazeroso, uma vez que os preservativos femininos/internos são mais finos do que os preservativos masculinos. 
  • Eles são livres de hormônios e não alteram sua menstruação.
  • Os preservativos femininos podem ser usados ​​durante a amamentação.
  • Os preservativos femininos são seguros para pessoas alérgicas ao látex.

Contras

  • Algumas mulheres têm dificuldade em inserir o preservativo feminino.
  • Algumas mulheres sentem que o anel interno causa desconforto — siga sempre as instruções de inserção para garantir um bom ajuste.

Pontos importantes a serem lembrados ao usar um preservativo feminino

Alguns preservativos femininos vêm pré-lubrificados e outros vêm com um pacote separado de lubrificação. Se você precisar de mais lubrificação, use apenas lubrificantes feitos de água, silicone ou glicol. Você também pode usar água limpa ou saliva para lubrificação extra.

Não use óleo de bebê para lubrificação extra, pois isso pode fazer com que o preservativo rasgue.

Não use preservativo feminino e preservativo masculino ao mesmo tempo. Usar os dois ao mesmo tempo pode fazer com que os preservativos rasguem.

Deixar o preservativo feminino dentro da vagina por muito tempo após a relação sexual pode causar uma infecção do trato urinário.

Dupla protecção 

Usar preservativos sempre que fizer sexo oral, anal ou vaginal é a melhor maneira de reduzir suas chances de contrair ou espalhar HIV e ITS’s. Portanto, mesmo que você esteja usando outro tipo de anticoncepcional (como a pílula), é uma boa ideia usar também preservativos para evitar a propagação do HIV e das ITS’s. Isso é chamado de dupla proteção.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Photo by Deon Black on Unsplash
Corpo Masculino

Ejaculação (gozar)

A ejaculação é a saída do sêmen (os putos, na gíria) da abertura na ponta do pênis. A ejaculação geralmente acontece em conjunto com o

Depressão

Sentindo-se deprimido(a)?

Já te sentiste muito triste, sem vontade de fazer coisas que gostas, estás com baixa autoestima e pensamentos negativos?  Tudo isso é normal, principalmente depois

Controlo de natalidade

Implante

É um tipo de contracepção reversível de acção prolongada (CRAPs) que é colocado na superfície da pele debaixo do braço. O implante é composto por

Corpo Masculino

Circuncisão

A circuncisão masculina é uma operação em que o prepúcio que cobre a cabeça do pênis é removido. Como um homem com mais de 16 anos de idade, você pode escolher ser circuncidado em uma clínica ou hospital local – se você for mais jovem, também pode ser circuncidado com a permissão de seus pais ou responsável.