
A PrEP pode causar alguns efeitos colaterais menores, mas eles desaparecem depois de algum tempo.
Se você estiver tomando o comprimido da PrEP e sentir quaisquer efeitos colaterais graves ou que não desapareçam, informe o seu profissional de saúde.
Apenas 2 em cada 10 pessoas que iniciam a PrEP apresentam efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais são leves e desaparecem em algumas semanas.
Efeitos colaterais comuns
O efeito colateral mais comum é que as pessoas podem sentir um pouco de náusea (a sensação de que você quer vomitar ou ficar doente). Outros efeitos colaterais comuns são dores de cabeça, vômitos, tontura e alterações no apetite (por exemplo, não sentir fome ou não querer comer nada).
Se você já iniciou a PrEP oral e tem algum efeito colateral com o qual está preocupado, volte à unidade sanitária e converse com seu médico sobre isso. Eles poderão aconselhar sobre como gerenciar esses efeitos colaterais e, às vezes, você pode precisar de medicação para ajudá-lo a interromper os efeitos colaterais.
Lembre-se: não pare de tomar a PrEP oral. Os efeitos colaterais geralmente duram apenas duas semanas. Manter-se HIV negativo numa situação em que você está em alto risco de infecção fará uma grande diferença para o resto de sua vida.