PrEP e efeitos colaterais

A PrEP pode causar alguns efeitos colaterais menores, mas eles desaparecem depois de algum tempo.

Se você estiver tomando o comprimido da PrEP e sentir quaisquer efeitos colaterais graves ou que não desapareçam, informe o seu profissional de saúde.

Apenas 2 em cada 10 pessoas que iniciam a PrEP apresentam efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais são leves e desaparecem em algumas semanas.

Efeitos colaterais comuns

O efeito colateral mais comum é que as pessoas podem sentir um pouco de náusea (a sensação de que você quer vomitar ou ficar doente). Outros efeitos colaterais comuns são dores de cabeça, vômitos, tontura e alterações no apetite (por exemplo, não sentir fome ou não querer comer nada).

Se você já iniciou a PrEP oral e tem algum efeito colateral com o qual está preocupado, volte à unidade sanitária e converse com seu médico sobre isso. Eles poderão aconselhar sobre como gerenciar esses efeitos colaterais e, às vezes, você pode precisar de medicação para ajudá-lo a interromper os efeitos colaterais.

Lembre-se: não pare de tomar a PrEP oral. Os efeitos colaterais geralmente duram apenas duas semanas. Manter-se HIV negativo numa situação em que você está em alto risco de infecção fará uma grande diferença para o resto de sua vida.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Corpo Masculino

Higiene do Pênis

Apesar de parecer fácil lavar e cuidar do pênis, vários rapazes enfrentam problemas de saúde íntima por causa da má higiene do seu pênis.  Provavelmente

Photocredit: Nataliya Vaitkevich via Pexels
Práticas Sexuais

Práticas sexuais

Práticas sexuais Práticas sexuais dizem respeito as diferentes formas que as pessoas tem de buscar ou ter prazer. As praticas sexuais as vezes não tem

Quem pode receber PEP?

A PEP só é dada a pessoas que são HIV negativas, que sofreu uma exposição ao HIV. Se você foi estuprado(a) ou agredido(a) sexualmente, é