Perguntas frequentes sobre a PrEP

Tem dúvidas sobre a PrEP? Você não está sozinho. Quando tomada correctamente, a PrEP é um óptimo método para a prevenção do HIV. Confira estas perguntas frequentes sobre a PrEP oral:

“Quanto tempo leva para a PrEP funcionar?”

Leva até 7 dias para você estar totalmente protegido porque a PrEP oral precisa se acumular em seu corpo. Para se manter protegido, você deve continuar tomando suas pílulas de PrEP todos os dias pelo tempo que quiser e precisar do melhor nível de proteção.

“Tenho que tomar PrEP pelo resto da vida?”

Você só usa a PrEP enquanto sentir que está em risco de contrair a infecção pelo HIV. Se você estiver em um relacionamento de longo prazo em que um dos parceiros é HIV positivo, o parceiro HIV negativo pode precisar de tomar PrEP por toda a vida se o parceiro não tiver supressão viral.

“O que acontece se eu me esquecer de tomar uma pílula da PrEP?”

Se você esquecer de tomar um comprimido de PrEP, tome-o imediatamente assim que se lembrar e tente continuar tomando-o diariamente como antes. Se você se esquecer regularmente de tomar seus comprimidos de PrEP, certifique-se de usar um preservativo ao fazer sexo e volte à clínica para obter ajuda para voltar a rotina normal.

Se você tem feito sexo desprotegido e não está tomando sua PrEP correctamente, então você deve fazer novo teste de HIV quando for à clínica. O profissional de saúde também o ajudará a escolher a melhor opção para protegê-lo de uma infecção pelo HIV.

“Posso contrair HIV tomando PrEP?”

Não, você não pode. Seu corpo não terá o vírus ao iniciar a toma da PrEP porque a clínica fará o teste de HIV antes de você começar. Você só inicia a PrEP se for HIV negativo. Lembre-se de que a PrEP só o protegerá do HIV se você a tomar regularmente.

“Posso tomar PrEP se for HIV positivo?”

Não, você não pode. Isso ocorre porque você não pode usar a PrEP como tratamento para o HIV. As pessoas seropositivas precisam de uma combinação diferente de antirretrovirais para tratamento, prescrita por um profissional de saúde.

“Fiquei sem PrEP. Posso usar pílulas de tratamento antirretroviral (TARV)?”

Não, você não pode. O uso de comprimidos antirretrovirais de outras pessoas pode levar a efeitos colaterais, reacções alérgicas ou tornar os antirretrovirais e a PrEP menos eficazes. 

“Se eu tomar PrEP, posso parar de usar preservativos quando tiver relações sexuais?”

Os preservativos protegem você de outras ITS’s e gravidez. A PrEP fornece protecção extra contra o HIV. Mas a PrEP não previne ITS’s ou gravidez. Quando possível, você deve usar PrEP e preservativos.”

“Meu parceiro está usando PrEP. Isso significa que ele não confiam em mim?”

Não é sobre confiança! Às vezes acontecem coisas inesperadas que podem colocar um de vocês em risco – uma noite louca, um erro estúpido. Em alguns casos as pessoas são estupradas e podem contrair o HIV. 

“Meu parceiro está usando PrEP. Isso significa que eu também estou protegido?”

Não. A PrEP só previne a transmissão do HIV para a pessoa que a está tomando. Se você quer prevenir o HIV, você também pode tomar.

“Posso usar PrEP e planejamento familiar juntos?”

Sim, a PrEP pode ser tomada com qualquer tipo de planeamento familiar (contracepção).

 

Partilhar este artigo

Mais artigos:

Perguntas frequentes sobre a PrEP

Tem dúvidas sobre a PrEP? Você não está sozinho. Quando tomada correctamente, a PrEP é um óptimo método para a prevenção do HIV. Confira estas

Periodo

Sentindo-se deprimido(a)?

Já te sentiste muito triste, sem vontade de fazer coisas que gostas, estás com baixa autoestima e pensamentos negativos?  Tudo isso é normal, principalmente depois

Será que o amor acabou?

Como saber se ainda amo meu parceiro/a? É normal que o teu namoro atravesse uma fase não muito boa, e que te faça pensar se