O que significa intersexo?

És uma pessoa intersexual se nasces com características de sexo masculino e feminino ao mesmo tempo.

Quando nasces és considerado menino ou menina. Normalmente tens um pênis ou uma vagina do lado de fora. E uma próstata ou um útero do lado de dentro. Existem também outras características biológicas, como hormônios que decidem se és homem ou mulher.

Uma pessoa intersexual tem uma mistura de características masculinas e femininas. Isso não é prejudicial à saúde e não dói. Portanto, não é algo que precisa ser “curado”.

Intersexo e gênero
Se és uma pessoa intersex, provavelmente te sentes como se fosses homem ou mulher, mas também podes sentir que não és ou ambos.

E, assim como todo mundo, podes ser heterossexual, homossexual, bissexual, pan- ou assexual. Ser intersexo não é uma preferência sexual.

Intersexo e transgênero
Ser uma pessoa intersexual não é o mesmo que ser uma pessoa trans. Uma pessoa transgênero nasceu no corpo do sexo oposto de sua identidade. Uma pessoa intersexual tem características sexuais de ambos os sexos.

Intersexo e amor
Uma pessoa intersexual pode estar apaixonada e ter relacionamentos felizes como qualquer outra pessoa. Depende apenas das pessoas ao seu redor. Pessoas que as entendem e amam. E quem as aceita pelo que são.

Intersexo e cirurgia
Pessoas intersexuais podem passar por procedimentos médicos. Isso geralmente não é necessário, mas às vezes os ajuda a se tornarem uma pessoa mais feliz e saudável.

Você é intersexo? Você quer falar sobre isso? Os conselheiros do SMSBIZ (através do 92222) e os da LAMBDA estão lá para ajudá-lo.

Partilhar este artigo

Mais artigos:

O que é preservativo Feminino?

É uma bolsa feita de borracha usada no interior da vagina como barreira para prevenir a gravidez, ITS’s e HIV.  Características do preservativo femenino Ele

Preservativo masculino

Um preservativo masculino é uma borracha fina de uso único que se desenrola e cobre completamente o pênis. Os preservativos são o único método de

Preservativo feminino/interno

Um preservativo feminino é uma bolsa fina, macia e de uso único que se encaixa dentro da vagina ou ânus. Tem um anel em cada