Gravidez precoce

Quando você engravida antes dos 18 anos enquanto o teu corpo não está preparado para gerar um bebé, e não se encontra psicologicamente e financeiramente preparada para ser mãe isso chama-se gravidez precoce.

Quais são as causas da gravidez precoce?

As principais causas da gravidez precoce acontece devido a vários factores que podem incluir:

  • Primeira menstruação muito cedo;
  • Início de actividades sexuais na adolescência;
  • Falta de informação sobre métodos contraceptivos;
  • Não uso dos métodos contraceptivos,
  • Uso incorrecto do preservativo;
  • Baixo nível financeiro e social;
  • Factores culturais (ritos de iniciação);
  • Famílias com outros casos de gravidez precoce;

Consequências de uma gravidez precoce

Se uma rapariga engravida na adolescência, ela pode enfrentar desafios como:

  • União Prematura ou forçada: em alguns casos a rapariga e/ou o rapaz são forçados a casarem ou a viverem maritalmente porque engravidaram cedo;
  • Interromper os estudos: as raparigas e/ou rapazes podem ter que deixar de estudar, para cuidar da gestação e do bebe. E isso pode complicar o seu futuro;
  • Fistula Obstétrica: Uma gravidez na adolescência pode causar a Fístula Obstétrica.  Fístula obstétrica é um rompimento de uma pequena pele que separa o canal onde sai a urina e o canal vaginal dificuldade em controlar a saída da urina e das fezes.
  • Outros problemas de saúde: em alguns casos a menina também pode sofrer de depressão, pressão arterial alta, pode sofrer abortos espontâneos ou pode levar a morte.

Por isso é muito importante que a rapariga tenha acompanhamento médico do início ao fim da gravidez.

Será que estou grávida?

Antes de entrar em desespero, o mais importante é eliminar qualquer dúvida. 

O essencial neste momento é que você faça o teste de gravidez. Ele pode ser feito numa unidade sanitária, num SAAJ, ou você pode comprar um teste rápido numa farmácia e fazer o teste em casa. Assim evitas qualquer preocupação desnecessária. 

Estou grávida. E agora?

É perfeitamente normal que você se sinta confusa, com medo e desesperada ao se dar conta de uma gravidez, sobretudo na adolescência. 

Hei, relaxa… Você não está sozinha. 

 Temos dicas valiosas para tornar este processo um pouco mais leve para ti.

Converse com alguém 

 Talvez você tenha alguém próximo e mais velho que você confia, pode ser sua irmã/o, uma amiga/o, etc.

Num momento como esse você precisará dessa pessoa para desabafar, conversar e para que ela te dê o apoio que você precisa.

Marque uma consulta

 Esta é a coisa mais importante a fazer, na unidade sanitária você saberá o estado e o tempo da sua gravidez. Você também receberá melhor acompanhamento e isto evitará possíveis complicações de saúde. 

Partilhe com seu parceiro e seus pais

Talvez este seja o momento mais complicado para ti. Mas lembre-se que apesar do direito de decidir o que fazer seja teu. 

Essas pessoas podem ajudar-te a tomar decisões mais correctas e podem oferecer-te o carinho, amparo e a proteção que necessitas neste momento.

Seja forte e não te sintas só

Pode ser que você esteja tendo muitos pensamentos negativos como “e agora”, “o que vai ser de mim”, por que isso aconteceu” entre outros. Isso é totalmente normal, mas você precisa ser forte neste momento e cuidar de ti.

 Você tem pessoas ao seu redor que irã te apoiar e te dar todo suporte, relaxa., ai ficar tudo bem. 

Para ter mais informação sobre a gravidez precoce, visite um centro de saúde mais próximo ou então mande as suas dúvidas para o 92222 – SMS BIZ. 

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Sexualidade

Sexo Vaginal

Quando um pênis penetra na vagina com o objetivo de ter prazer ou reproduzir (fazer filhos), isso se chama sexo vaginal. Como é o sexo

Corpo Masculino

Ereção do penis

 O termo ereção se refere ao aumento do tamanho e endurecimento do pênis. Durante uma ereção, o sangue corre para o pênis e faz com

Gravidez

Gravidez indesejada

Se você engravidar contra sua vontade, isso é chamado de gravidez indesejada. Esta gravidez pode ser consequência de uma relação sexual desprotegida consentida ou mesmo