Gravidez indesejada

Se você engravidar contra sua vontade, isso é chamado de gravidez indesejada. Esta gravidez pode ser consequência de uma relação sexual desprotegida consentida ou mesmo forçada.  

Quais são as causas da gravidez indesejada?

As principais causas da gravidez indesejada são: 

  • Falta de informação sobre métodos contraceptivos;
  • Não usar os métodos contraceptivos,
  • Baixo nível financeiro e social;
  • Uso incorrecto dos métodos contraceptivos.

O que fazer em caso de uma gravidez indesejada?

Acidental ou não, fique calma e não entre em desespero. Agora é momento de você se cuidar, buscar apoio e informar -se sobre as opções existentes, que são as seguintes: 

Ter o bebe 

Embora não seja fácil, se você está grávida uma das opções que você tem é continuar com a gravidez e ter o bebé. 

Apesar de dizer-se que ter e criar uma bebé é uma experiência única e maravilhosa, ela também pode ser complicada e exigir muita responsabilidade. 

Se apesar dessa enorme responsabilidade você decidir ter o bebe você deverá ir a uma unidade sanitária, iniciar o pré-natal e cumprir com todas as recomendações médicas. Seu parceiro e pessoas mais velhas que você confia podem te ajudar com isso.  

Fazer o aborto

 Se você não sentir- se preparada para uma gestação e para criar um bebe, uma alternativa é fazer o aborto.  

Essa decisão, assim como qualquer outra que você tomar, precisa ser bem pensada antes.

Se esta for sua decisão final, visite uma unidade sanitária para fazer o aborto seguro. Lembre que ele só é seguro se for feito no hospital, por um profissional especializado e antes de 3 meses (12 semanas) de gravidez.  

Dar para adopção 

 Se você concluiu que não está pronta ou não quer ser mãe agora, mas não quer fazer um aborto, então sua opção é dar para adopção.

Isto significa levar a gravidez até o fim, dar à luz o bebé e então dar o bebé a uma família que você escolheu para criá-lo como sua. 

Procure o Gabinete de Género, Criança e Acção Social para se informar melhor e não tente fazer tudo isso sozinho. Procure o conselho de um adulto em quem você confia.

Quem decide sobre a gravidez? 

O ideal é que esta decisão seja tomada por você e seu parceiro, caso tenha sido um acto consentido. 

Mas sabemos que algumas vezes vocês podem não concordar sobre o que fazer. Nesse caso você terá a difícil missão de decidir o que é melhor para você. 

Ninguém te pode obrigar a nada, mas considere a possibilidade de pedir conselhos a uma pessoa que você confie, a um profissional de saúde ou a um conselheiro no SAAJ.

Como evitar que tenha mais uma gravidez indesejada?

Você não pode voltar no tempo e desfazer o que foi feito, mas você pode evitar que isso volte a acontecer. 

Para tal visite um centro saúde ou clique aqui, para conhecer os métodos contraceptivos que você pode usar para prevenir uma gravidez. 

Se tiver mais alguma dúvida você pode enviar suas perguntas para o 92222-SMS BIZ.  

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Controlo de natalidade

O que é preservativo Feminino?

É uma bolsa feita de borracha usada no interior da vagina como barreira para prevenir a gravidez, ITS’s e HIV.  Características do preservativo femenino Ele