Gonorreia

Photo by Deon Black from Pexels

É uma infecção sexualmente transmissível (ITS) causada por uma bactéria denominada Neisseria gonorrhoea que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto e da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea).

A gonorreia é quase sempre transmitida através da relação sexual vaginal, oral ou anal desprotegida, com uma pessoa contaminada ou da mãe para o bebé durante a gravidez. 

Como se manifesta a gonorreia?

A Gonorreia manifesta-se 2 a 14 dias após a relação sexual não protegida com uma infectada e geralmente causa sintomas nos locais da infecção inicial. 

Os homens sentem um leve desconforto na uretra e esse desconforto é seguida, poucas horas depois, de leve a intensa dor ao urinar, uma secreção amarelo-esverdeada de pus proveniente do pênis e uma frequente urgência em urinar. O orifício na ponta do pênis pode ficar vermelho e inchar.

Maior parte das mulheres não apresentam sintomas, mas quando apresenta geralmente são alteração de corrimento vaginal que se torna abundante e amarelo-esverdeada mal cheiroso, dores durante a relação sexual.

Se não tratada a Gonorreia pode causar infertilidade, meningite, doenças cardiovasculares e neurológicas.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Violência baseada no gênero

Violência Sexual

Se alguém te forçar  a fazer sexo sem a tua vontade, isso é violência! O/a agressor/a pode te beijar, te pegar à força, tirar-te a

manchas
Corpo Feminino

Vejo manchas, devo me preocupar?

Às vezes, você pode encontrar manchas claras de sangue em sua roupa íntima quando não estiver menstruada. Isso é chamado de ‘mancha’.

Controlo de natalidade

Dispositivo Intra-uterino (DIU)

É um pequeno aparelho em forma de um T que é colocado no útero da rapariga para prevenir a gravidez. Ele é feito de plástico