
Apesar do processo de se assumir ser uma forma de gozar a sua sexualidade de forma livre, tu não és obrigado/a se não te sentires preparado/a para tal.
Assumir tua identidade de gênero ou orientação sexual, pode implicar mudanças de vida, perdas de relacionamentos e outras situações desagradáveis, mas que o tempo ajuda a superar.
Tome uma decisão firme
Não precisas te sentir pressionado/a a contar para todas as pessoas que és transgénero ou homossexual. lembre-se que a decisão é totalmente tua!
Assim que decidires te assumir, o que podes fazer?
- Se não tiveres certeza sobre a tua orientação sexual ou identidade de género, encontre alguém que possa ajudar-te e apoiar-te neste período de descoberta;
- Precisas te sentir bem com o facto de seres o que és, antes de compartilhar essa informação com os demais;
- Conversa primeiro com teus pais, irmãos, ou amigos, pessoas que te apoiam e te fazem senti à vontade;
- Seja paciente contigo e com as pessoas que te rodeiam, algumas pessoas demoram para compreender o que está acontecer;
- Pensa positivo, acreditando que tudo vai dar certo. E cria uma rede de pessoas que te aceitam, apoiam e sobretudo que te respeitam;
- Seja firme. Lésbica, gay, bissexual, trasnsgénero, LGBTQIA+, ou outra denominação sobre a sua orientação sexual e identidade de genero, ninguem tem o direito de dever de te julgar.
- Nalgum momento você precisará se mostrar confiante e disposta a explicar as perguntas que te forem feitas em relação a sua sexualidade, caso te perguntem
No ambiente da Escola e de trabalho
- Aqui, não há uma regra sobre como se assumir mas, em geral, o ideal é contar para o teu professor/a, colegas e chefes mais próximos capazes de desenvolver acções de apoio.
- Costuma ser interessante conversar com outras pessoas que já passaram por isso para trocar experiências.
- Se, após assumires a tua sexualidade, sofreres discriminação na escola ou no trabalho, é importante saber que a discriminação se tornou crime e que, nesse caso, podes contar com o apoio da justiça.
Agora que já sabes como te assumires, lembra-te que cada pessoa tem o seu próprio tempo e que, muitas vezes, esse processo ocorre aos poucos, sendo fundamental respeitar o teu momento.
Como iniciar a conversa quando estás te assumindo
Abaixo vão algumas dicas que podes usar para iniciar uma conversa com alguém próximo, que queiras partilhar a tua decisão:
- Tu és muito importante para mim e eu confio em ti, tenho algo que quero te dizer e espero que isso não afecte o nosso relacionamento;
- Somos amigos há muito tempo e quero que saibas algo sobre mim;
- Eu tenho escondido algo de ti e isso não me faz bem, hoje quero te contar;
- Gostaria de conversar contigo sobre orientação sexual, estás disposto a me ouvir?
Assumir a orientação sexual é um processo contínuo, portanto precisas estar sempre preparado/a para enfrentar possíveis desafios.