
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. A presença deste vírus no organismo enfraquece as células de defesa do teu corpo diminuindo a sua capacidade de combater infeções e doenças.
Se não forem tratadas com medicamentos anti-retrovirais, as pessoas com HIV acabam por desenvolver o SIDA. Embora o HIV ainda não tenha cura, uma infecção por HIV é fácil de tratar. Quanto mais cedo tu souberes que tens o vírus, melhor para tua saúde.
Diferença entre HIV e SIDA
O HIV é o vírus causador da SIDA. quando o vírus entra no teu corpo ele destrói as células de defesa e deixa o teu organismo fraco. Isso faz com que o teu corpo fique fraco e se torna mais fácil de tu apanhares outras doenças oportunistas que são doenças que se desenvolvem devido a fraqueza do organismo ou deficiência imunológica causada pelo vírus.
A SIDA significa Síndrome de Imunodeficiência Humana que é diagnosticada quando o teu corpo não consegue mais lutar contra as doenças que normalmente não seriam um problema tão grande.
Por isso é importante fazer o teste de HIV, e se o resultado for positivo iniciar com o tratamento o mais breve possível.
Formas de Transmissão
Tu podes contrair o HIV:
-
- Se fizeres sexo vaginal, anal ou oral sem o uso do preservativo com uma pessoa infectada.
Note que o sexo anal desprotegido é muito mais arriscado porque o ânus não tem lubrificação natural, e a pressão no ânus pode causar alguns ferimentos e aumentar a probabilidade de tu contraíres o vírus do HIV;
O sexo oral representa risco porque se houver contacto directo de sangue, secreções ou sémen contaminado com possíveis feridas/lacerações na boca estas vão servir de porta de entrada para o vírus do HIV. Se as suas membranas mucosas estiverem danificadas por causa de um corte ou uma ITS, o risco de infeção é muito maioSe fizeres sexo vaginal, anal ou oral sem o uso do preservativo com uma pessoa infectada.
- Se fizeres sexo vaginal, anal ou oral sem o uso do preservativo com uma pessoa infectada.
-
- Contacto com objectos pontudos e cortantes como agulhas, seringas e instrumentos com resíduo de sangue infectado pelo HIV;
-
-
Se receberes sangue contaminado através de uma transfusão
- Transmissão da mãe infectada para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação (também conhecida como transmissão vertical). Note que é possível prevenir a transmissão vertical se a gestante fizer o tratamento e seguir as recomendações dadas nas consultas pré-natais.
-
Sintomas de HIV
Pouco depois de tu teres sido infectado pelo HIV, a quantidade de vírus no teu corpo aumenta.
Pode ter sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, cansaço e gânglios linfáticos inchados.
Também pode ter diarreia ou erupções cutâneas. Isso geralmente acontece de 1 a 6 semanas após a infecção, mas algumas pessoas não percebem nada. Os sintomas podem retornar mais tarde.
Teste de HIV
Fazer um teste de HIV é a única maneira de saber se tu foste infectado. Isso é particularmente importante se tu correres um risco maior de contrair o vírus.
Para fazer o teste tu deves dirigir-te ao centro de saúde mais próximo ou podes ir a uma farmácia.
Podes também optar por fazer um teste rápido que pode ser feito usando o auto-teste. É seguro, rápido e confidencial, podes fazer sozinho seguindo as instruções que irás encontrar no folheto informativo.
Não é possível sabermos se alguém tem HIV apenas por olhar para a pessoa, ou por conta de seus comportamentos. Em geral todos que estiveram expostos a qualquer outra forma possível de transmissão são aconselhados a fazer o teste porque só assim poderão conhecer o seu sero-estado.
Existem alguns grupos de pessoas com maior risco de contrair o HIV:
- Trabalhadores do sexo;
- Homens que fazem sexo com homens;
- Usuários de drogas;
- Indivíduos com múltiplos parceiros.
Em geral pessoas que fazem parte do grupo de “população chave” apresentam um maior risco de contrair o HIV devido a questões comportamentais e sociais que aumentam a sua vulnerabilidade a infecção, por isso é muito importante estar sempre informado sobre a sua saúde.
Devo partilhar o meu resultado ?
Revelar o resultado do teu teste de HIV para outras pessoas é uma decisão tua. Compartilhar o resultado do teste de HIV é voluntário.
No entanto, é importante compartilhar sua situação com teus parceiros sexuais ou com os quais compartilham objectos cortantes.
Tu nunca sabes, eles podem achar isso inspirador e abrirem-se sobre o seu estado também. Ao fazer isso, tu ajudarás a mantê-los seguros e a ti também.
Teste de HIV durante a gravidez
As mulheres sempre fazem um teste de HIV durante a gravidez. Isso porque uma mulher grávida com HIV pode transmitir o vírus para o seu bebé se ela não receber tratamento.
Isso pode acontecer durante a gravidez, o parto ou durante a amamentação. O tratamento do HIV evita que as mães transmitam o HIV aos seus bebés.
Quanto mais cedo a mulher grávida fizer o teste de HIV e iniciar o tratamento mais chances tem de não transmitir o vírus ao seu bebé.
Tratamento de HIV
Quanto mais cedo tu descobrires que tens HIV, mais cedo poderá iniciar o tratamento.
O tratamento consiste em medicamentos antirretrovirais que tu deves tomar todos os dias. Isso é bom para a tua saúde e a do teu parceiro ou sua parceira.
O tratamento bem-sucedido do HIV diminui muito a quantidade de vírus no sangue a um nível que não pode ser detectado nos exames de medição do vírus. O teu sistema imunológico ou de defesa permanecerá saudável e é improvável que tu passes o HIV para uma outra pessoa. Uma pessoa com carga viral indectetável não transmite o HIV para os outros.
Nota:
Ainda não existe uma cura para o HIV, por isso é importante usar o preservativo sempre que tu tiveres relações sexuais, para evitar que o teu parceiro contraia o vírus ou que tu fiques reinfectado pelo vírus.