Álcool e drogas e HIV

PrEP

O uso de drogas pode afetar sua capacidade de tomar decisões durante o sexo. 

Você pode acabar tendo relações sexuais desprotegidas e, no processo, pode apanhar uma ITS ou até ser infectado pelo o HIV. 

Se você está injetando drogas e compartilhando agulhas, é perigoso para você e para o seu (s) parceiro (s). Eles podem apanhar o HIV de você ou você deles. Você pode também ser infectado por outras doenças, como hepatite, com eles.

O ponto-chave a lembrar é que antes de tomar álcool ou qualquer outra droga, é importante pensar sobre os riscos envolvidos e as consequências desses riscos.

Eu sou HIV Positivo, posso beber?

Se você acabou de descobrir que é HIV positivo, pode estar se perguntando como o álcool e outras drogas que toma por prazer e que não têm finalidade médica podem afetá-lo e se são boas ou más para o seu sistema imunológico.

Você também pode estar se perguntando se isso afetará a eficácia de sua medicação para o HIV.

A verdade é que o uso de grandes quantidades de drogas e álcool é prejudicial ao sistema imunológico e à saúde em geral.

Lembre-se que:

Quando você tem HIV, seu sistema imunológico já está enfraquecido. Beber muito álcool ou tomar outras drogas pode enfraquecer o sistema imunológico.

Um sistema imunológico mais fraco terá mais dificuldade em lutar contra infecções comuns e outras infecções relacionadas ao HIV.

Um sistema imunológico mais fraco também aumenta a chance de você sentir mais efeitos colaterais dos medicamentos para o HIV.

Fumar cigarro ou qualquer outra droga como a heroína pode irritar os pulmões e é mais provável que você contraia infecções pulmonares graves, como pneumonia.

O álcool e outras drogas também podem afetar o fígado. Um fígado mais fraco significa que o tratamento do HIV se torna menos eficaz.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Gravidez

Gravidez indesejada

Se você engravidar contra sua vontade, isso é chamado de gravidez indesejada. Esta gravidez pode ser consequência de uma relação sexual desprotegida consentida ou mesmo

Corpo Feminino

Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino é composto por órgãos internos e externos ao corpo. Cada um desses órgãos desempenha um papel na reprodução (ter filhos). O

Unidades sanitarias

Você está procurando uma clínica em sua área? As seguintes clínicas são recomendadas pela Vibrações. PROVINCIA DISTRITO UNIDADE SANITARIA Cabo Delgado Mueda Hospital Rural de

Dicas sobre prevencao

Conceitos de ITS

Infecção de transmissão sexual, ou ITS, é a multiplicação de bactérias, vírus ou fungos nos órgãos genitais do homem ou mulher que prejudicam o seu