O uso de drogas pode afetar sua capacidade de tomar decisões durante o sexo.
Você pode acabar tendo relações sexuais desprotegidas e, no processo, pode apanhar uma ITS ou até ser infectado pelo o HIV.
Se você está injetando drogas e compartilhando agulhas, é perigoso para você e para o seu (s) parceiro (s). Eles podem apanhar o HIV de você ou você deles. Você pode também ser infectado por outras doenças, como hepatite, com eles.
O ponto-chave a lembrar é que antes de tomar álcool ou qualquer outra droga, é importante pensar sobre os riscos envolvidos e as consequências desses riscos.
Eu sou HIV Positivo, posso beber?
Se você acabou de descobrir que é HIV positivo, pode estar se perguntando como o álcool e outras drogas que toma por prazer e que não têm finalidade médica podem afetá-lo e se são boas ou más para o seu sistema imunológico.
Você também pode estar se perguntando se isso afetará a eficácia de sua medicação para o HIV.
A verdade é que o uso de grandes quantidades de drogas e álcool é prejudicial ao sistema imunológico e à saúde em geral.
Lembre-se que:
Quando você tem HIV, seu sistema imunológico já está enfraquecido. Beber muito álcool ou tomar outras drogas pode enfraquecer o sistema imunológico.
Um sistema imunológico mais fraco terá mais dificuldade em lutar contra infecções comuns e outras infecções relacionadas ao HIV.
Um sistema imunológico mais fraco também aumenta a chance de você sentir mais efeitos colaterais dos medicamentos para o HIV.
Fumar cigarro ou qualquer outra droga como a heroína pode irritar os pulmões e é mais provável que você contraia infecções pulmonares graves, como pneumonia.
O álcool e outras drogas também podem afetar o fígado. Um fígado mais fraco significa que o tratamento do HIV se torna menos eficaz.