A vagina, útero e outras partes reprodutivas

sistema reprodutor feminino

O que é reprodução?
A reprodução em humanos é quando um óvulo de uma mulher e o esperma de um homem se combinam e se transformam em um bebê (feto).

Qual é o sistema reprodutor feminino?
O sistema reprodutor feminino é composto por órgãos internos e externos ao corpo. Cada um desses órgãos desempenha um papel na reprodução (ter filhos).

Órgãos do sistema reprodutor feminino:
Vulva
A vulva é a parte carnuda que se encontra no exterior do corpo e é composta pelos lábios (que são dobras de pele que parecem lábios), o clitóris * e também a abertura para a uretra e também para a vagina.

Uretra
A uretra é um tubo que transporta a urina (xixi) da bexiga para fora do corpo.

Vagina
A vagina é a abertura entre as pernas de uma mulher. A vagina é a passagem por onde o sangue menstrual (período) sai e por onde o bebê é empurrado. A vagina também é onde o pênis pode ser inserido. Outras partes do corpo, como a boca (sexo oral), os dedos ou ambos, também podem ser inseridos na vagina por prazer. Os brinquedos sexuais também podem entrar na vagina durante o sexo.

Uma fina camada de pele chamada hímen às vezes pode cobrir a abertura da vagina. Nem todas as mulheres nascem com um hímen e alguns hímens se rasgam antes mesmo de a pessoa fazer sexo pela primeira vez. Não ter um hímen não significa que você fez sexo.

Colo do útero
O colo do útero é um anel de músculo no topo da passagem vaginal, como uma espécie de “porta” para o útero. O colo do útero tem uma pequena abertura, o que significa que um tampão não pode se perder dentro do corpo. O colo do útero se estende quando o bebê nasce para que ele possa passar.

Útero
Também chamado de útero. O útero é onde o bebê cresce durante a gravidez e seus músculos fortes ajudam a empurrar o bebê durante o trabalho de parto. O revestimento do útero também se desprende se você não estiver grávida e faz parte do que surge como menstruação.

Trompas de Falópio
São dois tubos que conectam os ovários ao útero. O óvulo (óvulo) viaja pela trompa de Falópio, onde pode ser fertilizado (pelo esperma).

Ovários
Esses órgãos produzem óvulos e são onde os hormônios femininos (mensageiros químicos) estrogênio e progesterona são produzidos. Se um óvulo é fertilizado por um espermatozóide, você pode engravidar.

*Clitóris
O clitóris é uma protuberância no topo da vulva. Pode ser do tamanho de uma ervilha ou do tamanho de um polegar. Este órgão não desempenha um papel na reprodução (ter filhos), mas faz parte do sistema reprodutor feminino. O clitóris existe apenas para o prazer. Se você quer ter um orgasmo, o clitóris é a maneira mais fácil de chegar lá.

Partilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais artigos:

Photo by Deon Black on Unsplash
Controlo de natalidade

O que é preservativo masculino?

É uma bolsa feita de borracha usada no pênis como barreira para prevenir a gravidez, ITS’s e HIV. Como ele funciona? O preservativo masculino impede